Inverno chegando em boa parte do país e isso impacta na saúde das pessoas. Até aqui nada de novidade. Mas, a pergunta é como você tem preparado a sua rede de drogaria para tratar essa sazonalidade ?
Vejo muitas redes de drogaria/farmácia fazendo o que todas fazem, sempre os mesmos produtos que são geradores de tráfegos na sua loja, mas isso não quer dizer que gera lucro. E se ainda você não tiver um preço competitivo vai gerar uma experiência ruim ao cliente.
Mas, então o que fazer?
Daí vem a parte que falamos que dá trabalho, mas entrega outro tipo resultado e a lucratividade é uma consequência: Construir uma Árvore de indicação sazonal para sua rede.
O que é uma árvore de indicação sazonal ?
É simplesmente uma árvore por categoria onde teremos mais de uma opção para indicar ao cliente um determinado produto de alta rentabilidade e que também resolva o problema do cliente.
Aqui é um momento fértil para fidelização construa uma árvore que de fato resolva o problema do cliente, mas que gere lucro. É famoso ganha-ganha. Não vale fazer algo que só 1 ganha ok?
Na prática a construção dessa árvore tem levar em conta alguns fatores:
- Margem Bruta;
- Estoque (nada de ruptura)
- Qualidade do produto
Se ignorar um dos três fatores acima, poderá ter problemas na execução e depois falar que a árvore não certo.
Responda as seguintes perguntas:
- Para esse produto A temos margem bruta significativa? Sim. Mas, não esqueça de definir o que é uma margem significativa para a sua rede.
- Temos estoque suficiente em cada loja?
- Tenho margem boa e estoque, mas a qualidade do produto? Você tomaria?
Seja sincero ao construir uma árvore sazonal é uma forma de alto impacto no lucro e fidelização do cliente, mas se errar não tem lucro e insatisfação do cliente caso não considere a qualidade do produto.
E como montar?
Comece com o simples e vá evoluindo: que tal por dor e febre? Tosse e alergia?
Não há uma ordem correta, pois cada região do país nesse momento do inverno e clima local impacta na decisão e por onde começar.
Não demore muito porque o Outono e Inverno passam rápido e você precisa ganhar tempo enquanto isso.
No próximo post vamos apresentar uma árvore de exemplo para algumas categorias e subcategorias que montamos, assim você pode montar a sua.
Saiba que construir uma árvore de indicação sazonal é um investimento de tempo, mas não tem mágica.
E você já montou a sua árvore de indicação sazonal?
Conheça os nossos clientes que cresceram +40% as vendas com a nossa ferramenta.
Abraço,
Camilo Lopes