A rede bigfort localizada na cidade de feira de Santana na Bahia comemora 65% de crescimento nas vendas dos produtos da Sandoz.
O cenário
A rede já tinha uma ação em vender os produtos da Sandoz devido a qualidade proporcionada pela linha dos produtos e apresentar para os clientes faz parte da estratégia da rede.
Apesar dos números antes de implantar UseCash eram bons, mas ainda havia uma parte não explorada de acordo com a realidade da rede.
Rodamos como sempre um diagnóstico com a ferramenta da UseCash para identificar se o nosso achismo, era de fato algo verdadeiro ou apenas uma ilusão.
Resultado do Diagnóstico da Ferramenta da UseCash
E como esperado a ferramenta indicou que havia oportunidade, olha alguns dados apresentados:
- Apenas 40% da equipe vendia 3 unidades do produto por semana;
- Ou seja, 60% nem lembrava do produto, pois não havia vendia;
- Porém, houve oportunidade de venda e não foi explorada pelo vendedores.
E o motivo é sempre o mesmo, vendedores não focados e muito menos engajados em vender o produto que tem uma rentabilidade significativa no final do mês e do ano.
Solução para o crescimento nas vendas de 65% por mês
Aplicamos a sugestão de metas e premiação que foi apresentada pela ferramenta da UseCash e com isso atingimos em 4 meses um crescimento geral mais de 90% em unidades vendidas, a média por mês ficou em 65% de crescimento de forma recorrente.
E como sempre o problema não estava:
- No produto;
- muito menos no preço do produto
Mas, sim na falta de gerar engajamento correto para equipe de vendas poder focar na venda e trazer os resultados esperado. No modelo atual todos ganham, o vendedor entender que é um bom negócio vender os produtos da Sandoz, a drogaria ganha e o consumidor que não conhecia o produto acaba tendo acesso a um produto de alta qualidade com um preço justo.
Claro que cada rede de drogaria e região tem seus parceiros de negócios e linha que faz mais sentido você ter foco em trabalhar. Mas, independente qual você trabalha e foca.
A pergunta é: O que você tem feito para melhorar o desempenho atual?
A única coisa que posso falar para você é, se fizer igual a todo mundo no mercado, dificilmente terá resultado diferente.
É muito difícil ter um resultado extraordinário fazendo as mesmas coisas que todos fazem, incluindo o vizinho.
Pense fora da caixa, como pode melhorar as suas vendas saindo da zona de conforto. É o que a BigFort da cidade de Feira de Santana/Bahia fez e hoje colhe os frutos.
Olha que gráfico bonito de olhar:
Veja aqui outros cases de sucesso.
Um forte abraço,