Olá Pessoal,
Meta é algo muito comum na vida. É sempre bom ter metas que nos permita guiar e alcançar os nossos objetivos. Isso já sabemos, concorda? .
Hoje vou falar de um assunto que a cada rede de drogaria que conheço de 10 apenas 2 no máximo sabe como criar metas que geram engajamento real para equipe de vendas.
A maioria criam metas desafiadoras, mas criar metas desafiadoras e que muitas vezes na cabeça do vendedor vira uma meta impossível. Não é algo díficil de fazer.
Porém, o mais difícil mesmo é criar metas que gerem um equilíbrio e engajamento verdadeiro para sua equipe de vendas E fazer isso não é tão simples quanto parece, mas há técnicas e métodos que permitem você construir isso de forma eficiente.
Não vou entrar hoje em como construir metas que engajam e aumentam as vendas. Fica para assunto de outro dia no blog.
Aqui na UseCash construímos uma ferramenta, que nos permite construir metas que engajam equipe de vendas. Mas, vamos falar aqui hoje de metas progressivas e você entender o impacto delas na sua operação de vendas.
Metas Progressivas – o que é isso?
Meta progressiva é algo simples. É quando você constrói uma “escada” de desempenho x ganho.
Se o vendedor vender de R$ 100 – 200 vai ganhar 1% da venda, se vender de R$ 201 R$ 500 vai ganhar 2% da venda e por ai vai.
A meta progressiva pode ser por unidade ou por valor de venda, isso depende muito da categoria da campanha que deseja aplicar.
Entendemos que a meta progressiva é uma das formas mais práticas da meritocracia implantada de forma viva todos os dias no ponto de vendas da farmácia. Não há o que discutir, pois ela representa o ganho por desempenho.
Meta Progressiva e o desafio
O maior desafio não é construir a “escada” progressiva e sim como encontrar os grupos corretos para o cenário regional e perfil da sua equipe de vendas. Se você cria uma escada sem um diagnóstico correto, acredite que o ia ser uma solução vai virar um problema na sua operação de vendas.
As redes que estão hoje na UseCash +50% utilizam metas progressivas, mas utilizam nossa ferramenta de análise e diagnóstico para montar as metas e evitar perda de engajamento e vendas.
Os beneficios
Quando as metas progressivas estão bem calibradas, os benefícios são enormes, vou citar alguns deles :
- Equipe engajada diariamente, pois as metas ficam justas;
- Aumento de vendas que vai de 20 – 40%
- Aumento da Lucratividade operacional, pois você vai pagar a premiação baseado no desempenho. E nem todo mundo tem o mesmo desempenho sempre;
Há outros benefícios envolvidos na meta progressiva, que posso deixar para outro post.
Aqui tem um post que pode te interessar que é como ter equipe de alta performance na drogaria, veja aqui.
Mas, você aí, já faz meta progressiva na sua farmácia? Conta aí pra gente se faz como faz.
Abraço,
Camilo Lopes