Hoje vamos explicar um pouco como a UseCash vem ajudando as redes de drogarias e farmácias aumentarem as vendas em 20 – 40%, reduzir custos operacionais e aumentar a rentabilidade.
Desde de 2015 a UseCash vem trazendo para os seus clientes uma metodologia e tecnologia que permite redes de drogarias ganharem velocidade nas vendas, reduzir os custos operacionais e ter resultados fora do tradicional. Dificilmente um cliente nosso cresce menos de 20% nas vendas dentro de 90 dias após a implantação nossa ferramenta que chamamos de VendaMais.
Um dos nossos primeiros clientes foi a rede de drogaria Santo Remédio que possui 50 lojas. Com faturamento atual acima de R$ 30 milhões/mês. Em 4 anos conseguimos reduzir +60% das perdas de medicamentos, dobramos as vendas das campanhas de incentivo (genérico e similar) saindo de R$ 500 mil/mês para R$ 1.2 milhões por mês em vendas.
Os principais problemas que resolvemos e que é muito comum nas redes de drogarias:
- Baixo performance de vendas nas campanhas de incentivo e produtos de marca própria;
- Baixo engajamento da equipe de vendas;
- Alta perda de medicamentos próximo do vencimento;
A Santo Remédio tinha os 3 problemas na operação, porém enfrentava uma dificuldade em como resolver todos eles ao mesmo tempo. A resolução desses problemas torna-se essencial para o sucesso na venda. Sucesso de venda para UseCash é aumentar a rentabilidade dos nossos clientes. Sem equipe engajada não tem venda de alta rentabilidade. A perda de medicamentos afeta a rentabilidade da operação, e a baixa performance das campanhas de incentivo e produtos de marca própria estamos abrindo mão dos produtos que possuem margens significantes (não vamos abrir os números aqui, mas quem é do mercado sabe do que estou falando).
Em julho/2015 a rede decidiu adotar a nossa metodologia e tecnologia para resolver os problemas, iniciamos um piloto em algumas lojas e nos primeiros 90 dias de operação crescemos cerca de 43% das vendas das campanhas de incentivo da categoria de genérico e similar. No sexto mês aplicamos a mesma metodologia e tecnologia na campanha de redução de perda de medicamentos próximo do vencimento, conseguimos evitar 50% de perda. Ou seja, vendemos os produtos que poderiam ter gerado no ano quase R$ 1 milhão em prejuízo a preço de custo.
Recentemente a rede Drogaria MinasMais virou nosso novo cliente com o objetivo de aumentar as vendas de produtos de marca própria. E já começou com o pé direito obtendo um crescimento de 30% em 30 dias. Além disso reduzimos quase 25% dos custos com os encargos trabalhistas.Vamos gerar nos próximos 12 meses uma economia de quase R$ 400 mil reais ao ano só com a folha de pagamento e claro tudo isso de forma legal.
Saber usar corretamente a tecnologia na sua operação de venda, pode trazer resultados que não estão sendo visto a olho nu. Quando apresentamos a solução para o Henrique Diretor da Drogaria MinasMais, o mesmo nos perguntou algumas vezes se de fato iríamos conseguir aumentar de forma significativa as vendas. E os números dos primeiros 30 dias já falam por si. E como sempre falo, quanto mais uma rede de drogaria demora para implantar a UseCash mais perda de oportunidade de aumento de vendas ela tem. É o que ouço sempre dos clientes: “deveria ter começado isso antes.” Na Drogaria MinasMais o engajamento da equipe mais que dobrou. Quem vendia 40 produtos por semana passou a vender 70. Foi um crescimento impactante na operação e no final todos estão ganhando: A Drogaria, equipe de vendas e a UseCash. Pois, o nosso sucesso depende do sucesso dos nossos clientes.
Abraço,
Camilo Lopes