É isso mesmo! Um dos nossos cliente até final de dezembro de 2019 possuía o delivery próprio. E próprio quando falamos é:
- Entregador como funcionário (nem preciso citar os custos envolvidos);
- Moto própria e algumas alugadas;
- Seguro de acidentes no custo operacional;
- Combustível etc.
E com tudo isso o serviço não era um dos melhores, apesar que funcionava, mas não era um dos melhores da cidade na percepção do cliente final. E isso incomodava e muito a diretoria.
Por que?
Primeiro motivo é que a rede de drogaria não conseguia pagar algo próximo que um aplicativo de entrega paga.Nem sempre o entregador estava motivado em fazer mais entregas gastando menos tempo por entrega.
Mesmo com o incentivo variável que é comum as drogarias adicionar para o motoboy, isso não era o suficiente para melhorar a qualidade do serviço na percepção do cliente.
E isso afetava muito na qualidade do serviço, esta rede de drogaria tinha 25 entregadores próprio.
Se você é dono de drogaria já sabe o custo mínimo operacional só com o piso salarial + os demais encargos que existe nessa categoria exigidos pela CLT.
E qual foi a solução?
Você vai dizer terceirizou a operação. É quase isso!Só que vai um pouco mais além de simplesmente colocar uma empresa para realizar o serviço de entrega. A rede contratou um serviço chamado OL (Operador logístico).
O que é isso na prática ?
Você fecha um contrato com a empresa de delivery. E ela garante para você o número X de motoboy que vão ficar disponíveis na frente da sua loja ou do seu centro de distribuição.
Isso não quer dizer que são os mesmos motoboys e sim que haverá por X horas por X dias Y motoqueiros na frente da sua loja.
O que aconteceu após implantação do modelo OL?
- Claro que o cliente encerrou parcialmente a operação interna e migrou a operação para essa nova empresa;
- E tiveram um retorno muito rápido de percepção do cliente que o serviço melhorou e muito, principalmente no tempo de entrega.
O resultado no cliente
- A economia ficou em torno de pelo menos 50%, hoje a drogaria tem um custo fixo com a empresa de OL pelo serviço;
- O que era despesa virou receita;
- Reduziu todos os riscos do passado e foca mais agora em oferecer um serviço de alta qualidade para o cliente;
- Matou aquela preocupação que amanhã teremos 2 entregadores a menos na operação porque ficaram doentes ou teve um problema na moto. No modelo OL, a empresa deve disponibilizar fixo a quantidade contratada de entregadores, que não são nominais;
- O tempo da entrega caiu em 50%. Considerando que o cliente está em uma capital com mais de 3 milhões de habitantes e com mais de +50 lojas.
Observe que aqui conseguimos unir o pouco do modelo próprio de delivery com as vantagens da terceirização.
Percebemos que esse modelo só funciona bem quando você tem um volume significativo de entrega para compensar o custo fixo e disponibilidade dos OL. O nosso cliente faz +600 entregas por dia.
Analise as opções de mercado e valide qual se encaixa ao modelo da sua rede, nem sempre o que funciona para um vai também ter o mesmo resultado para outro.
Top Delivery
A empresa que fez o estudo e montou a operação para o nosso cliente é a TOP Delivery eles conseguem atender e implantar a ferramenta em outras regiões do Brasil.
Hoje além de drogarias eles já estão atendendo outros segmentos, como bancos, telefonia etc.
A Top Delivery ajudou a rede de drogaria montar um projeto estratégico de logística de acordo a infraestrutura operacional da rede.
Em breve vamos convidar o diretor Daniel Batista para uma live e assim vamos falar mais sobre o assunto de forma mais detalhada.
Abraço,
Camilo Lopes