Já falamos aqui outras vezes da rede MinasMais (10 lojas). Eles adotaram o nosso programa VendaMais como ferramenta para melhorar o engajamento da equipe de vendas e estruturar as campanhas de incentivo de forma mais inteligente
Hoje vamos falar dos números macros, ou seja, sem entrar nos detalhes. Mas, a ideia é mostrar como uma decisão pode mudar totalmente o resultado da sua rede de drogaria sem a necessidade de aumentar o número de lojas para tentar trazer mais rentabilidade ao negócio.
Overview
Só para ficarmos na mesma página. A rede drogaria MinasMais tinha uma média de vendas de 3000 unidades da campanha de vitamina de marca própria por mês, o que no ano seria 36000 mil unidades vendidas trazendo uma média de R$ 1.400,000 em vendas. Esse era o cenário de 2018 e 2019.
Mas, entramos na operação em Outubro/2019 daí o ano terminou um pouco diferente, mas vamos pular essa parte.
E agora como eles estão após 4 meses da implantação do programa VendaMais?
Vamos lá:
- Estão chegando ao ponto de equilíbrio de vendas, hoje vende-se e já por 3 meses consecutivos um média de +6000 unidades;
- Em 4 meses já totalizou +24 mil unidades vendida da campanha, isso representa uma média de R$ 600 mil em vendas só com uma campanha, não é nada pouco concorda?
- Mantendo esse ritmo que é o foco do nosso programa vamos chegar a 80 mil unidades vendidas em dezembro de 2020 e sabe quanto isso vai trazer em vendas? + R$ 3 milhões de reais;
- O crescimento anual da nessa campanha específica será de 122%, ou seja, 10.16% ao mês.
O Henrique (diretor) como boa parte dos nossos clientes no início sempre tem um pé atrás quando apresentamos os números, mas nós entendemos isso, porque uma rentabilidade de 10% ao mês é algo muito bom em qualquer negócio.
Mas, sempre falamos que conseguimos isso, porque sabemos como engajar a equipe de vendas, como entregar valor e benefícios reais aos vendedores, sem isso nossa ferramenta não seria útil.
A cada mês vamos resolvendo cada problema por vez, não tem como resolver todos os problemas de uma única vez, não funciona. O Henrique respeitou muito nossa metodologia, ouviu e adaptou a operação dele. Saiu da zona de conforto e de fazer igual a todo mundo. E agora já está colhendo os frutos desse resultado.
Inovação é isso, resolver um problema com uma solução adequada. A MinasMais inovou na operação de vendas, afinal a rede possui a mesma quantidade de loja, porém vendendo mais que o dobro.
Inovação não é fazer um carro com 3 rodas, inovação é resolver problemas de forma simples e que entregue valor real lá na ponta.
E você o que tem feito de inovação no seu negócio? Está na zona de conforto e acha que não precisa mudar nada? Como se sente ?
Os dados aqui foram antes da pandemia! E com pandemia tivemos um aumento maior nas unidades vendidas, porém sabemos que isso pode ser temporário.
Abraço,
Camilo Lopes