Pessoal,
Hoje vamos conhecer mais um case de sucesso das Farmácias Taperoá que iniciou a operação com a gente e tem 3 semanas apenas, mas os resultados já começam a surgir.
A rede Taperoá fica no interior da Bahia e possui 9 lojas e está há mais de 25 anos no mercado.
Conhecemos o Rogério Cruz Diretor Geral e o mesmo comentou o interesse em melhorar a performance de vendas das campanhas de incentivo, principalmente as vitaminas.
O diagnostico
Fizemos uma análise usando nossa ferramenta sem nenhum custo para a rede, pois precisamos validar se de fato havia uma oportunidade de crescimento ou não. O famoso falso/positivo.
O resultado nos mostrou que havia muita oportunidade para ganhar dinheiro sem necessidade de abrir mais lojas, claro que há um esforço para que isso aconteça, afinal nada é de graça nesse mundo, mas também não era nada impossível. Fizemos a sugestão e a diretoria topou em seguir adiante.
A implantação do programa VendaMais
As operações começaram exatamente em 13 de janeiro de 2020 e na primeira semana já conseguimos perceber uma movimentação positiva na operação de vendas, era uma sensação que a empresa estava mudando.
Os vendedores e gerentes super animados e com mais foco em trazer o resultado naqueles produtos de alta rentabilidade que estavam na campanha de incentivo.
Na semana 1
- Crescemos 43% nas vendas da campanha;
Na semana 2
- Chegamos a 51% de crescimento
Na semana 3
- Batemos 106% de crescimento em unidades vendidas
Hoje as lojas buscam o melhor posicionamento no ranking da campanha de forma saudável, ninguém que ficar na última posição.
O indicador do nosso ranking não é quantidade vendida e sim a taxa de performance de crescimento. A loja que tem uma equipe mais focada e engajada normalmente está no topo, e isso não quer dizer que é a loja com o maior metro quadrado da rede.
Conclusão
Terminamos as 3 semanas vendendo 383 vitaminas a mais. Isso representa um crescimento de 25% em unidades vendidas. Porém, em valor de venda ( R$) aumentamos 50% em apenas 3 semanas.
Sem falar no aumento de R$ 7.00 no ticket médio de venda. Isso gerou um crescimento e significativo no final do ciclo inicial.
E a pergunta que sempre fica se não tivéssemos começado? Como seria o resultado?
Certamente as Farmácias Taperoá fecharia o mês janeiro/2020 com o resultado parecido que o mês de dezembro/2019 ou menor.
Nosso programa VendaMais gera engajamento diário, portanto não há motivos para o vendedor não querer focar nos produtos das campanhas
E você o que tem feito para melhorar a performance de vendas e o engajamento da sua equipe?
abraço,
Camilo Lopes