vendedor meta

Por que mais que 50% dos meus vendedores não batem meta ?

Olá Pessoal, 

Vamos falar hoje sobre desempenho de equipe e meta. Frase de muitos donos de farmácia: por que mais que 50% dos meus vendedores não batem meta?

Resposta direta: Porque há um problema na cultura de venda da sua farmácia, seja na forma que cria a meta ou até no seu processo que usa para incentivar a sua equipe. 

Neste post vou abordar alguns dos motivos que levam a maioria do vendedor não bater meta, seja ela da loja ou de campanha. 

Motivos que levam o vendedor não bater meta: 

  1. Baixo engajamento: venda não é só técnica. Envolve sentimento, emoção, objetivo de vida etc. Se sua equipe está com baixo engajamento há um problema na operação e cultura de venda da sua empresa e você precisa descobrir exatamente o que é; 
  2. Meta impossível: Há um mal hábito de definir metas com pouco critério ou pouca análise, pois fazer uma meta que gera engajamento de fato, ela consome tempo e as algumas empresas querem fazer rápido e de qualquer jeito, e acaba colocando meta muito acima do entendimento da equipe. Saiba como construir metas que engajam a sua equipe do contrário não terá resultado; 
  3. Baixa remuneração:  não adianta, precisamos ser bem remunerados. Quando você tem margem e remunera mal, você perde venda e engajamento da equipe. Não tenha medo de remunerar bem seus colaboradores desde que eles entregam bons resultados 

Dados da UseCash de Mercado 

Em média 30% dos vendedores que você tem na sua rede de drogaria são TOP PERFORMANCE é aquele cara que é faca na caveira e sabemos mensalmente os nomes já de cabeça  que ele tia entre os TOP 10 normalmente. 

Acredite se você tiver uma boa cultura de venda e uma boa gestão de pessoas, você terá uma desempenho de 30% da sua equipe na categoria TOP. 

Os 70% são vendedores medianos ou de e baixa de performance, veja a diferença: 

  • Mediano: vendedores que vendem na média, nada fora da curva, mas tem potencial de vender  pelo menos 20 – 40% a mais do que vende, mas não se esforça muito por falta de engajamento; 
  • Baixa performance: aqui fica os que não vendem nada ou quando vende, entregou o produto ao cliente apenas, famoso tirador de pedido 

Você precisa ter o menor percentual possível de tirador de pedido na sua rede de drogaria. Zerar posso te afirmar que é impossível, mas eles precisam ser a minoria. 

Os de media performance precisam crescer diariamente, mensalmente os seus resultados e nada impede de se tornar um TOP Performance. 

Conclusão 

O motivo que você tem +50% dos vendedores não batendo, está atrelado a taxa percentual de engajamento da equipe de vendas e quantos tirador de pedido de fato você na sua operação. Assim que ajustar isso, terá resultados que não é possível calcular com exatidão o quanto vai aumentar as vendas e melhorar o clima da sua organização. 

As redes que adotaram a ferramenta da UseCash e a metodologia para aumentar as vendas e reduzir os tiradores de pedidos, hoje vendem 40% a mais do que antes. Observe que o problema não estava   lá fora (no mercado) e sim dentro de casa.

Cases que cresceram e fizeram história 

E você o que tem feito para aumentar o engajamento da sua equipe de vendas? Ainda usando modelos convencionais?

Se aumentar as vendas e o engajamento da equipe é uma das suas prioridades nos próximos 90 dias fale com um dos nossos especialistas pelo whatsapp e quem sabe podemos te ajudar a resolver esse problema.

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abraço, 

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