Como aumentar as vendas da minha drogaria ou farmácia?

Certamente essa é uma das perguntas mais comum que todo dono farmácia ou drogaria se faz. Concorda ? 

Nesse post de hoje vou trazer alguns pontos para você deve refletir e avaliar depois dentro de casa se hoje você  não vende mais é porque já atingiu a capacidade máxima de venda ou se está faltando alguma peça nova para trazer um aumento de vendas para sua drogaria. 

Claro que estamos falando em aumentar as vendas com a mesma quantidade lojas que você tem. Pois, esse é o ideal, fazer mais com menos. Quem não gosta né?  Vender mais com os mesmos custos operacionais ou se possível com um custo menor.

Tem algum segredo para aumentar as vendas da minha drogaria todo mês? 

Segredo não tem, mas tem técnica. E essa técnica é o que realmente faz a diferença entre a sua drogaria e a do seu concorrente do lado. Quando falamos de técnica, não estamos querendo falar ainda das técnicas de precificação, ação de marketing, fidelização do cliente etc. 

Sabe por que? 

Porque isso não é nada fora do normal saber precificar, ter ação de marketing, fidelizar o cliente é uma obrigação e não é algo opcional, concorda? Então, vamos focar naquilo que de fato é desafiador e gera trabalho, e é aqui que pelo menos 90% dos gestores ou donos de farmácias desistem. 

Engajamento de Equipe – Alta Performance 

É isso mesmo! Formar uma equipe de alta performance em vendas é algo caro, exige um trabalho diário e os resultados vem no médio e longo prazo.Porém, muitos donos de drogaria ignora a técnica em formar equipe de alta performance, mas no final do mês ele quer aumento de vendas.

Se sua equipe não é de alta performance, dificilmente você vai crescer o gostaria, talvez 1 mês sim e no outro não. E você nunca tem certeza o motivo real que cresceu.

Daí vem o famoso palpite que foi o mercado, foi a pandemia etc.Mas, o ideal é você crescer quando esse crescimento vem da equipe de vendas, assim você vai performance bem tanto no momento bom quanto ruim do mercado.

Afinal de contas a sua equipe já está dentro de casa, sabemos que custa caro desde admissão até  a demissão. Então, se você não aproveita bem os recursos que você tem, sua equipe é um passivo e não ativo. E a culpa é totalmente do dono drogaria, pois você é o responsável pelo direcionado da sua equipe. Você é o capitão do navio.

O que  é uma equipe de Alta Performance ?

Uma equipe de alta performance não é só uma equipe que bate meta, pois sabemos que nem todos vão bater às metas. Pior que não bater meta é vender produto de baixa lucratividade para drogaria. E que se não ficar de olho tem vendedor que não se paga. 

Aqui  na UseCash quando estamos formando a equipe de alta performance nos nossos clientes através da nossa ferramenta, construímos indicadores em cima da rentabilidade.

O vendedor pode não ter batido todas as metas do mês, mas se ele vendeu pelo menos 60% dos produtos de alta rentabilidade para drogaria e manteve uma recorrência disso por meses, ele começa a se  tornar um ATIVO em termos financeiro. 

Veja com o que uma equipe de alta performance se parece: 

  1. Possui alto nível de engajamento diário; 
  2. Foco vem vender os produtos de alta lucratividade; 
  3. Taxa de conversão de clientes acima de 7%, ou seja, a cada 10 clientes atendidos 7 levaram produtos de alta  lucratividade; 
  4. A equipe se paga e ainda deixa lucro para a drogaria;
  5. É uma equipe que se auto-desenvolve com o tempo e gasta menos tempo do gestor para as obrigações do que tem que fazer.

Se você quer aumentar as vendas da sua drogaria ou farmácia invista na sua equipe de vendas, quando falamos investir não é trancar eles em um auditório e fazer um treinamento ou uma palestra motivadora, esquece isso não vai formar uma equipe de alta performance. 

Treinamento e palestras são importantes, mas não para formar equipe de vendas de alta performance em escala. Até porque se amanhã você abre mais 1 loja, como  colocar quem está entrando dentro da formação de alta performance? 

Seu processo de formação precisa ser escalável. E por isso que criamos a nossa ferramenta que permite formar equipe de alta performance independente se hoje você tem 10 lojas e amanhã quer ter 20, quem entrar já vai começar desde do primeiro dia trabalho no processo de formação.

Case de Sucesso das Farmácias Taperoá 

Quer uma prova  disso? Um dos nossos clientes farmácias taperoá, em janeiro de 2020, possuía  uma taxa de  engajamento de 20 – 30%, ou seja, esse era o percentual de vendedores que traziam resultados com lucratividade para rede.

Implantamos a ferramenta em Fevereiro. E em 5 meses a taxa saiu de 30% para 80%. Ou seja, hoje 80% dos vendedores estão entre média e alta performance.

Vendem pelo menos 2x mais, convertem o dobro de clientes, aumentou e muito a qualidade no atendimento que gera fidelização de cliente. 

Não é a toa que eles sairam de 760 vitaminas para 1.400 vitaminas em 3 meses de operação. E em 5 meses já estavam vendendo 1.700 vitaminas. Mesma equipe de vendas e número de lojas. Veja o case aqui.

O que mudou? Temos agora uma equipe de alta performance, que tem foco, metas justas e sabe  diariamente o que ela precisa vender. 

Concluindo

Então meu amigo dono de farmácia ou drogaria não tem atalho, o que tem é muito trabalho, mas o resultado vem. Os atalhos nem sempre vão te levar onde você deseja. 

E lembre-se sempre que o mais caro na sua empresa são as pessoas, se você não desenvolve ela, não adianta ficar soltando fogos porque hoje fez uma negociação que vai obter 80% de margem. Pois, uma equipe de baixa performance vai comer toda sua lucratividade, afinal ela não se paga. 

E como dinheiro não aceita desaforo, alguém tem que cobrir o gap no final do mês. 

Se quiser conhecer mais como desenvolver uma equipe de alta performance para sua rede de drogaria, agende uma conversa grátis sem compromisso nenhum com um dos nossos especialistas  em alta performance. 

Nessa conversa nosso especialista vai entender o seu momento e te auxiliar no que for preciso.  Clique aqui e agende uma ligação. 

Abraço, 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *