É hora de ir para o e-commerce, delivery na minha drogaria?

Talvez essa pergunta foi a que mais aconteceu nos últimos 60 dias para quem tem uma drogaria. Pois, a pandemia mudou a forma de fazer negócios e vendas. 

Alguns clientes nos perguntaram isso, alguns vieram praticamente desesperados outros mais como algo ainda em pesquisa, mas era um assunto que já estava na mesa da diretoria para discussão. 

Somos muitos sinceros com os nossos clientes quando eles pedem a nossa opinião, e gostamos sempre de analisar  as situações de maneira fria  e não na euforia. Pois, a emoção não nos deixa pensar nos problemas. A emoção só mostra pra gente o caminho feliz e que tudo será um sucesso. E a realidade é outra, que é necessário considerar o lado frio das coisas. Só não pode misturar com o lado pessimista. 

Vou compartilhar o que falamos para os nossos clientes que nos procuraram sobre o assunto: 

E-commerce 

  1. Não saia gastando de forma desesperada para querer “inovar” na sua rede com projetos de ecommerce, delivery. Se você não fez até agora, espere. Não vai ser isso que vai fazer você crescer da noite para o dia;  
  2. Se realmente você vai criar esse canal de vendas, terá que pensar, estudar. Do contrário fará algo igual a todo mundo, vai gastar dinheiro onde não deveria agora e ficará frustrado dizendo que não deu resultado ;
  3. Se você já tem um e-commerce naturalmente  você vai aprimorar devido a demanda do mercado, então foque em evoluir e se precisar investir para fidelizar os novos clientes que foram para esse canal, invista de forma que não comprometa o seu caixa. Pois, ainda estamos na pandemia; 
  4. Entenda que e-commerce é uma loja nova que você tem, e precisa ser tratado da mesma forma que  você já faz com a loja física, não ache que por ser virtual é algo que você vai delargar. Pelo contrário, você precisa delegar para uma pessoa competente para da sua equipe cuidar dessa loja virtual; 
  5. Cuidado com a escolha da agência de marketing digital que vai contratar caso não tenha equipe própria. Há várias no mercado, inclusive esse setor terá crescimento. Mas, acredite de 10 que você  falar 1 ou 2 no máximo terá sinergia com o seu negócio. Exceto se você vai querer investir e fazer algo igual a todo mundo. Nós aqui estamos ajudando os nossos clientes que são leigos nesse assunto em como construir uma régua para excluir os aproveitadores. Nem tudo que reluz é ouro; 

Delivery 

  1. Delivery, se não tem. Estude como implementar e de forma mais barata possível. Hoje há várias  opções desde via aplicativos de entregas, desde as cooperativas locais de motoboy. Depende muito do modelo de delivery que vai implementar. Só não saia fazendo de qualquer jeito que isso aqui tem um custo alto e vai comer literalmente sua margem se não fizer direito; 
  2. Eu já tenho um delivery: que tal melhorar? Evoluir? Entender os problemas operacionais, revisar custo e cortar o que for necessário. Desenhar uma proposta de valor para o seu delivery, ou seja, o que você quer entregar para o cliente quando ele tem a experiência do seu delivery?   A operação de entrega é própria ou não? 

Você não precisa fazer um plano de negócio para esse canal de imediato, mas você consegue construir um brainstorm em uma folha de papel A4 e validar qual o caminho tomar, de acordo a realidade da sua rede de drogaria. E claro jamais ignorar a região. Pois, o que funciona nas cidades próximas dos grandes centro, não é o mesmo que vai funcionar para redes que estão em cidades pequenas e longe dos grandes centros. Não é bem assim que banda toca. 

De novo, não há bala de prata, e sim o que tem é bastante trabalho para achar o modelo de negócio ideal para sua rede de drogaria. 

Você já fez um brainstorm sobre esse assunto ou estava querendo ir no meio da multidão desesperadamente ? 

Abraço, 

Camilo Lopes

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